top of page

The Boston Tea Party: Chás que desencadearam a revolução da América do norte


Em 16 de dezembro de 1773, um evento marcante na história da América do Norte ocorreu. Um grupo de colonos ingleses, insatisfeitos com a política mercantilista da Inglaterra, lançou ao mar o carregamento de chá de navios ancorados no porto de Boston, Massachusetts. Esse ato ficou conhecido como The Boston Tea Party, ou "Festa do Chá de Boston".


O evento foi um protesto político contra a Lei do Chá de 10 de maio de 1773, que dava à Companhia Britânica das Índias Orientais o monopólio da venda do chá da China nas colônias americanas. Os colonos viram essa lei, assim como outras anteriores, como uma forma de opressão por parte da Inglaterra. A Lei do Chá ameaçou os contrabandistas de chá holandês e os importadores legítimos de chá que ficaram de fora do monopólio da Companhia das Índias Orientais.


George Washington, que mais tarde se tornaria o primeiro presidente dos Estados Unidos, foi um dos líderes do protesto. Ele fazia parte dos "Filhos da Liberdade", uma associação secreta criada pelos colonos de Boston contra os britânicos. Na noite de 16 de dezembro de 1773, cerca de 150 colonos disfarçados de índios atacaram três navios da Companhia Britânica das Índias Orientais ancorados no porto de Boston e jogaram cerca de 340 caixas de chá no mar.


O governo britânico considerou o protesto um ato de traição e respondeu com os Atos Intoleráveis (1774), que interditaram o porto de Boston até que fosse pago o prejuízo causado pelos colonos, restringiram o direito de reuniões e transformaram a colônia de Massachusetts em colônia real, o que deu grandes poderes a seu governador nomeado diretamente pela metrópole.


Dois anos depois, a Revolução Americana teve início. The Boston Tea Party foi o desencadeador desse movimento, que levou à guerra de independência dos Estados Unidos. O evento foi um marco na história da luta pela liberdade e independência da América do Norte, e é lembrado até hoje como um símbolo da resistência contra a opressão.



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page