top of page

Ritual do chá na índia: O Chai!


Um chai e... saúde!


Se há algo que a Índia nos ensina é que a alimentação é um ato de cuidado com o corpo, uma arte que envolve técnicas, ingredientes e, acima de tudo, muito amor. E quando se trata de bebidas, o chai é uma das mais queridas pelos indianos e pelo mundo todo.


O chai é uma bebida que além de saborosa, traz muitos benefícios para a saúde. As especiarias utilizadas na sua composição são ricas em nutrientes e antioxidantes, e por isso têm sido utilizadas há séculos na medicina ayurvédica.


O cravo, por exemplo, tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, a canela é rica em antioxidantes e tem efeito termogênico, a pimenta-preta auxilia na digestão e ajuda a controlar o colesterol, o gengibre é um anti-inflamatório natural e auxilia na digestão, o cardamomo é ótimo para a saúde bucal e ajuda a aliviar sintomas de gripes e resfriados, a cúrcuma tem ação anti-inflamatória e antioxidante, e o anis-estrelado é ótimo para o sistema digestivo e respiratório.


Além disso, o leite utilizado no preparo do chai é rico em cálcio e proteínas, e ajuda a tornar a bebida mais cremosa e suave. E para quem prefere adoçar, o açúcar utilizado pode ser substituído por opções mais saudáveis, como mel ou adoçantes naturais.


O chai é uma bebida que pode ser apreciada a qualquer hora do dia, mas é especialmente gostosa após as refeições, pois ajuda na digestão e proporciona uma sensação de conforto e bem-estar.


E para quem deseja experimentar o chai em casa, o preparo é bem simples. Basta aquecer água em uma panela, adicionar as especiarias e o chá-preto, e deixar ferver por alguns minutos. Depois, acrescente o leite e deixe ferver novamente. Coe a bebida, adicione açúcar ou adoçante a gosto, e sirva quente.


O chai é uma bebida que nos ensina que é possível unir sabor, saúde e cultura em uma única experiência. Experimente e sinta toda a riqueza de sabores e aromas que a Índia tem a oferecer.


Um chai e... saúde!



73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page