top of page

O chá para uma vida saudável


Conhecidos pela sua propriedades medicinais, os chás são fortes aliados dos especialistas no combate a sintomas desconfortáveis e na prevenção de doenças. ''Em outras regiões, o chá é muito mais difundido, inclusive como tradição. Não há duvidas que são bebidas realmente eficientes. Mas seus efeitos são fitoterápicos. Não funciona como medicamento concentrado com funções alopáticas. Seus benefícios só serão notados se houver um conjuto de práticas saudáveis no cotidiano'', resalta a nutricionista Cristina Lopes especialista em segurança alimentar.



Por suas propriedades poderosas, o chá-verde figura entre as preferências dos nutricionistas. A infusão atua como um poderoso termogênico natural. Ou seja: ajuda o organismo a queimar calorias e mantém o metabolismo acelerado. A bebida também tem a função diurética, o que contribui para livrar aqueles que lutam contra a balança a diminuir a retenção de líquidos. ''Ó chá-verde tem sido mais estudado por causa da quantidade de catequinas, fitonutrientes com forte ação antioxidante. A substância combate os radicais livres no organismo, retardando o envelhecimento celular, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares e até do câncer, além de diminuir o colesterol e aumentar em cerce de 4% o metabolismo'', esclarece a endocrinologista Karina Magalhães.


Vale lembrar, no entanto, que é preciso ter cuidado com os excessos. ''O ideal é que o consumo de chá seja monitorado por especialistas, que definirão a dose correta da ingestão diária para evitar efeitos colaterais. Os chás termogênicos, por exemplo, podem causar efeito negativo na frequência cardíaca e na pressão arterial. Os hipertensos devem ficar atentos. Já os diuréticos podem baixar a pressão arterial e não podem ser ingeridos em excesso por crianças e idosos, alerta a endocrinologista. 

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page