. C. Bueno de Godoy, L. B. Gheno, R. Deliza, S. Licodiedoff, C. N. Tobaldini Frizzon, R. Hoffinann Ribani
RESUMO
O chá mate, obtido com a espécie Ilex paraguariensis St. Hill., é o mais tradicional no mercado brasileiro. O desenvolvimento de novos produtos tem impulsionado seu consumo, reduzindo sua sazonalidade no varejo. O conhecimento dos hábitos, preferências e questões relevantes para o consumidor pode ser estratégico ao setor produtivo. Foi aplicado um questionário, na região de Curitiba-PR, com 100 consumidores de chá, sendo 84% mulheres e 16 % homens, com idade entre 18 e 70 anos objetivando levantar o perfil desses consumidores.
O chá vendido em sachê é o mais consumido, seguido das bebidas prontas. Os sabores preferidos dos chás em sachê é o tradicional e o de limão. Em tomo de 61% dos entrevistados gostam muito de chá adoçado com açúcar e o consomem em temperaturas quentes, durante o ano todo em seus lares. No momento da compra os itens de maior importância são qualidade e marca e as principais reclamações referem-se às embalagens.
Palavras chave: mercado, bebidas, perfil consumidores, estratégia.do preço que, juntamente com o aumento no custo de produção, implica a necessidade de alta produtividade e qualidade. Apesar disso, ainda não foram estabelecidos critérios precisos e eficientes para predizer a qualidade do chá a partir das folhas, bem como quais práticas agronômicas contribuem para o aumento da qualidade. No Brasil, a cultura do chá se concentra no Vale do Ribeira, em São Paulo (SP), sendo quase toda produção exportada. Apesar de o produto brasileiro não ser de alta qualidade, tem conseguido bons preços no mercado internacional. A produção brasileira, a área de produção e o número de indústrias de chá vêm diminuindo ao longo dos últimos anos, o que demonstra a necessidade de investimentos.
Palavras-chave: Camellia sinensis, catequinas, chá verde, chá preto, práticas agronômicas.
Juliana Domingues Lima, Paulo Mazzafera, Wilson da Silva Moraes, Reginaldo Barboza da Silva
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