O que é? A labirintite é um distúrbio do ouvido interno que afeta o labirinto inflamando, uma estrutura complexa responsável pelo equilíbrio e pela audição. A inflamação ou irritação do labirinto causa diversos sintomas, como tonturas, vertigem, desequilíbrio, náuseas e vômitos.
Causas da Labirintite:
Infecções: Vírus e bactérias podem causar infecções no ouvido interno, levando à labirintite.
Doenças autoimunes: Doenças como a esclerose múltipla podem afetar o sistema imunológico e atacar o labirinto.
Traumas: Lesões na cabeça ou no ouvido interno podem causar labirintite.
Medicamentos: Alguns medicamentos, como antibióticos e anticonvulsivantes, podem ter a labirintite como efeito colateral.
Outras causas: Envelhecimento, estresse, ansiedade, desidratação e alterações hormonais também podem estar associados à labirintite.
O diagnóstico de labirintite é feito, de modo geral, por um neurologista ou por um otorrinolaringologista. Especialistas como o otoneurologista também podem ser consultados para casos de labirintite.
Além do diagnóstico clínico, feito com base no relato dos sintomas, o médico pode solicitar exames que ajudem a descartar outros diagnósticos.
De forma geral, a labirintite tem cura e existem formas diversas de aliviar seus sintomas por meio de boas práticas. Além disso, o indivíduo pode evitar por um tempo ir a locais lotados, com grande aglomeração de pessoas; adotar uma alimentação mais saudável, para reduzir os níveis de ácido úrico; evitar mudanças de posição repentinas e luzes fortes até que os sintomas se amenizem de forma progressiva.
Como o chá de carqueja pode ajudar?
A carqueja (Baccharis trimera) é uma planta medicinal brasileira com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, diuréticas e anti espasmódicas. Essas propriedades podem ser benéficas para o tratamento da labirintite, pois:
Reduzem a inflamação: A inflamação do labirinto é um dos principais fatores que contribuem para os sintomas da labirintite. A carqueja possui compostos como flavonóides e taninos que combatem a inflamação, ajudando a aliviar os sintomas.
Protegem as células do ouvido interno: A carqueja é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres, protegendo as células do ouvido interno contra danos oxidativos que podem contribuir para a labirintite, além de desempenhar um papel em várias condições inflamatórias.
Melhoram a circulação sanguínea: A carqueja possui propriedades diuréticas que promovem a diurese, o que pode auxiliar na redução da retenção de líquidos e melhorar a circulação sanguínea no ouvido que pode ser relevante para condições que envolvem problemas circulatórios no ouvido interno.
Se não for bem tratada, a labirintite pode causar uma série de complicações ao paciente, como tontura e vertigem crônicas, redução da capacidade auditiva e zumbidos constantes no ouvido.
O chá de carqueja pode ser considerado como parte de uma abordagem mais ampla que inclui dieta saudável, exercícios físicos e outras estratégias recomendadas pelo profissional de saúde. Clique aqui e conheça agora mesmo o nosso chá de carqueja disponível no site, observe como seu corpo responde ao chá e informe ao seu médico sobre quaisquer efeitos colaterais ou melhora nos sintomas.
Para mais informações como essa conheça nossas revistas do Dr.bemestar Clicando aqui . Onde temos informações atualizadas e importantes totalmente comprometidas para o melhor do seu bem estar.
Comments