top of page

A cerimônia do chá no Japão e na china: Chá Yi e Chá Dao


Paz, respeito, harmonia e pureza são os valores que norteiam a cerimônia do chá nas culturas chinesa e japonesa. Conhecida como Cha Yi ou Cha Dao, essa prática é considerada um verdadeiro ritual, baseado em ideologias como taoísmo, confucionismo e budismo. O chá, que inicialmente era usado apenas como uma erva medicinal, ganhou uma nova dimensão nas mãos dos monges, servindo como uma ilustração de diversos preceitos filosóficos.


A cerimônia do chá é tão antiga que o primeiro registro dela data de mais de 1,2 mil anos. A preocupação e respeito com essa prática são tão grandes que existem pilares a serem seguidos, como a atitude da pessoa, a escolha do chá, a seleção da água, a definição dos acessórios, o ambiente e a técnica empregada. Tudo é feito com critério e a cerimônia pode durar até quatro horas.


Essa tradição é levada muito a sério pelos asiáticos, e uma introdução a ela pode ser uma experiência transformadora. Além de aprender sobre o preparo e degustação do chá, a cerimônia também ensina valores como humildade, respeito pela natureza e tranquilidade. Por isso, que tal experimentar essa prática e se encantar com a filosofia que envolve a cerimônia do chá?


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page