Postado em 24 de Agosto de 2016 às 08h51

Por quanto tempo pode-se tomar Chá?

Chá da Índia Cada vez mais, as pessoas estão se tornando adeptas à uma vida sudável e isso inclui a preferência por ervas ao invés de remédios vendidos em farmácias. Por esta razão, o...

Cada vez mais, as pessoas estão se tornando adeptas à uma vida sudável e isso inclui a preferência por ervas ao invés de remédios vendidos em farmácias.

Por esta razão, o chá já é hoje a terceira bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para o café e a água.

Grande parte desta preferência deve-se ao fato de que as infusões podem tratar problemas de saúde e ainda servem como auxiliadoras de questões estéticas, como o emagrecimento, além de hidratar o corpo.

Contudo, os benefícios que cada erva possui só podem ser constatados através de um consumo adequado. Isto porque, como tudo na vida, a ingestão de chás em excesso também pode ser prejudicial ao organismo.

Sendo assim, é necessário estar atento às propriedades das bebidas e usá-las em favor da saúde e não contra o corpo.

Por quanto tempo o chá é benéfico?

O tempo ideal para o tratamento feito com chá vai depender da finalidade da infusão, tendo em vista que uma mesma erva pode ser utilizada de formas diferentes. 

Por exemplo, o tempo de duração de uma erva que tem como objetivo promover o processo de emagrecimento é diferente do período ideal para o tratamento que esta mesma planta pode ter no sentido de tratar problemas digestivos.

Em outras palavras, o que importa é a finalidade que é empregada à determinada infusão. No caso dos chás diuréticos, por exemplo, estes não devem ser consumidos por mais de três semanas.

Uma vez que a ingestão destas bebidas por um período prolongado pode causar uma redução no volume do sangue e em situações mais graves, pode resultar em uma parada cardíaca.

O chá verde, por sua vez, se consumido por mais de três semanas consecutivas pode alterar a pressão arterial. Já o chá de hibisco, que assim como o verde tem a finalidade de emagrecer, também apresenta riscos.

Neste último caso, o problema está para as mulheres que ainda desejam engravidar, tendo em vista que a bebida pode causar infertilidade com o tempo.

Atenção para as mamães!

No caso das mulheres que estão grávidas ou que estão no período de amamentação, todas as dicas anteriores podem ser substituídas pela consulta médica.

Isto quer dizer que, independente da finalidade do chá ou se a paciente vai tomar só por uma semana, nestes casos o médico devera ser consultado.

Pois existem ervas capazes de provocar uma gestação com problemas ou interferir no conteúdo nutritivo do leite materno.

Fonte: Chá Benefícios

Veja também

Chá de Erva Doce!14/06/17 A erva doce (Foeniculum vulgare) já é uma planta muito conhecida, pois é usada para diversos fins há muito tempo há milhares de anos, por egípcios, gregos e romanos. Ela também é conhecida como funcho ou anis em alguns lugares e seu chá é um dos meios mais comuns de ser utilizada ou consumida. Esta popular planta medicinal tem suas origens no......
CANELA - Diferencia a verdadeira da falsa e aprenda sobre os usos de ambas28/08/17 Canela é aquele aroma quente que lembra arroz doce da Vó, ou creme de leite polvilhado, em tarde de férias no inverno do interior. Canela também é o pauzinho (casca enrolada) que a gente cozinha para fazer o chá, ou......
Como fazer uma festa temática com chá para crianças10/09/18 As crianças adoram brincar ao faz de conta, e planear uma festa temática de chá das 5 pode ser muito divertido, especialmente para as meninas. Elas podem servir chá e bolinhos umas às outras, sentindo-se num mundo de adultos......

Voltar para Notícias