Postado em 09 de Junho às 14h30

Fortaleça sua imunidade!

Elas são utilizadas como remédio há milênios e, hoje, não faltam estudos comprovando seus efeitos benéficos em diferentes contextos, graças a seus compostos protetores.

As ervas não têm poder para prevenir ou curar doenças, claro. Menos ainda a Covid-19, provocada por um vírus sobre o qual ainda pouco se sabe. Além disso, cabe também reavaliar a crença de que tudo que é natural não provoca nenhum mal – afinal, chás e infusões podem causar reações indesejadas e mesmo interagir com alguns medicamentos, prejudicando a eficácia deles.

Alho

Hoje não faltam produtos, seja em pó, cápsulas ou óleo, usados para conter os desconfortos ligados a infecções respiratórias. O segredo por trás desse efeito é a alicina.

Substância responsável pelo cheiro característico do alho, ela melhora as defesas, aumentando a resistência aos micro-organismos. Isso sem contar a presença do zinco e selênio, minerais que também reforçam o sistema imunológico.

Gengibre

Amplamente usada pela medicina tradicional chinesa, o gengibre contém óleo essencial, compostos fenólicos, proteínas, lipídios, vitaminas, sais minerais e aminoácidos. Entre suas variadas atividades farmacológicas, apresenta bons resultados em problemas respiratórios virais – graças sobretudo ao fitoquímico anti-inflamatório gingerol.

Hortelã

Além de ser reconhecida por suas propriedades digestivas, a hortelã reúne taninos, flavonoides e ácidos fenólicos, um mix com capacidade anti-inflamatória e analgésica. O mentol, um de seus compostos, contribui para a dilatação dos brônquios e propicia alívio respiratório.

Sálvia

Esse arbusto costuma dar flores azuis, rosa ou brancas, mas são as folhas aveludadas que carregam seus elementos antimicrobianos e anti-inflamatórios. Um dos seus componentes, o ácido caféico, tem como atributo inibir o desenvolvimento viral. De gosto amargo e adstringente, a sálvia promove alívio na dor de garganta.

Fonte: Boa Forma

Veja também

Diferentes usos alternativos para o chá07/08/17 Para o chá, existem diversos usos alternativos que a gente nem imagina. Se você tem por costume tomar chá de saquinho com certeza vai se interessar. Os mesmos usos são possíveis para aqueles que preferem o chá solto, a granel mas, nesse caso se perde um pouco da praticidade, certo? Em saquinho já está empacotado, é fácil de secar, no varal,......
Por que o chá de hibisco é uma bebida tão benéfica ao organismo?09/07/18 Entre todos os benefícios para a saúde que se procura em uma bebida o chá de hibisco consegue reunir várias e por isso é uma excelente opção, que vem ganhando cada vez mais adeptos. Por conter uma alta......

Voltar para Notícias