Postado em 21 de Agosto de 2017 às 08h46

Chás funcionais: o que preciso saber?

Desintoxicar o corpo, reduzir medidas, melhorar o humor, combater a insônia, ajudar na digestão, relaxar. Várias são as razões pelas quais o chá vem ganhado cada vez mais espaço na nossa alimentação. Passaram pelas receitinhas da vovó e hoje são os queridinhos do mundo fitness.

O farmacêutico Tiago Olinda, um dos sócios da Farmácia Fitos, defende a ingestão de chás, diariamente. “Os benefícios são muitos: os pacientes aumentam a ingestão de líquidos, vemos melhorias das funções renais e intestinais, controle de algumas funções metabólicas e outras ações específicas que vão depender do chá escolhido”,explica ele.

A nutricionista Carla Laprovitera esclarece que não existe um chá específico que ela indique para todos os pacientes. “Cada paciente tem uma indicação, pois cada chá tem sua propriedade que pode ser bem encaixada no plano alimentar, dependendo do objetivo”, avisa Carla.

Pois é, o hibisco continua sendo o queridinho entre os chás. É o mais procurado e o mais pedido pelos pacientes da nutri Carla Laprovitera. “O hibisco é o favorito por sua propriedade termogênica, evita o acúmulo de gordura e retenção de líquidos, diurético e por diminuir a vontade de comer doces”, explica. 

Entretanto, a nutri ressalta que nenhum chá deve ser consumido em excesso e o hibisco deve ser evitado por mulheres que estejam tentando engravidar. Carla também indica aos seus pacientes chás de cavalinha (o melhor contra celulite), chá mate, chá verde, camomila (para acalmar), canela e casca de laranja (maravilhoso).

Apesar da preferência do hibisco, o chá probiótico Kombucha vem ganhando espaço no cardápio fitness. De aroma agridoce, aumenta a energia do corpo, fortalece os rins e os músculos, combate a insônia, protege as articulações, reduz os sintomas da diabetes, regula a pressão arterial, reumatismo, excesso de peso e problemas digestivos. O cha é obtido por meio da fermentação do chá verde ou preto eé adoçado com açúcar. “Após esse processo, a mistura se transforma em líquido gaseificado, rico em vitaminas, enzimas, probióticos e ácidos”, conta Carla Laprovitera.

Fonte: O povo

Veja também

Bebês podem tomar chás?06/11/17 Quando o assunto está relacionado a saúde dos bebês, tudo fica muito mais minucioso. Sobre a utilização de chás, não há quem não tenha dúvidas sobre o tipo de erva que é liberado ou então a dosagem: os bebês podem tomar chás a partir de que idade? É bom que sempre se leve uma verdade em mente: apesar de se tratar......
Variados tipos de Folhas e Ervas!26/04/17 Sendo o chá uma das bebidas mais antigas concebidas pelo homem, podendo ser feito através de folhas, ervas várias, raízes, cascos, talos etc. Estando associado a curas naturais e apreciado por grande maioria da......
Diferentes usos alternativos para o chá07/08/17 Para o chá, existem diversos usos alternativos que a gente nem imagina. Se você tem por costume tomar chá de saquinho com certeza vai se interessar. Os mesmos usos são possíveis para aqueles que preferem o chá solto, a......

Voltar para Notícias