Postado em 09 de Outubro de 2017 às 10h33

Chá Quente durante as refeições?

Chá da Índia É muito comum nas culturas orientais beber chá quente. A sabedoria popular diz que faz bem à saúde, além de eliminar as gorduras adquiridas pelo corpo durante as refeições. Mas...

É muito comum nas culturas orientais beber chá quente. A sabedoria popular diz que faz bem à saúde, além de eliminar as gorduras adquiridas pelo corpo durante as refeições. Mas será que isso é realmente verdade?

Segundo o que o médico Pedro Lôbo disse ao site português Sapo, ingerir bebidas quentes durante as refeições pode causar um choque térmico na cavidade orofaríngea, atrapalhando o processo digestivo. Além disso, não ingerimos apenas alimentos sólidos quando comemos e, uma possível solidificação deles no organismo, não seria um perigo.

Ainda segundo o especialista, "a ingestão de uma bebida, desde que não muito gelada nem demasiado quente, ajuda a uma melhor deglutição dos alimentos, mas não amolecerá as gorduras nem as ajudará a serem expelidas mais rapidamente, até porque as mesmas não são solúveis em água".

Já a nutricionista Juliana Roma acredita que a melhor opção de bebida após ou durante as refeições é mesmo o chá. A nutricionista explica que o ideal é consumir o chá depois de comer, pois ele ajuda a dissolver as gorduras e a diminuir a formação de gases intestinais. Os mais indicados para a digestão são os chás de boldo, hortelã e camomila. “Tomar chá verde antes da refeições é bom, porque ele é termogênico”, garante a nutricionista.

É claro que não adianta tomar chá se você não tem uma alimentação saudável. Mas ele ajuda, sim, no processo digestivo. Além disso, os chás têm propriedades benéficas à saúde, sendo ótimos substitutos, até mesmo, aos sucos naturais durante as refeições.

Tendo tudo isso em vista, refrigerantes, coca-cola, nem pensar! Nem mesmo um café, depois das refeições, é a melhor bebida indicada como costumamos fazer. 

Fonte: Green Me

Veja também

Chá pode mudar tratamento de Down!09/11/16 Um novo estudo espanhol demostrou que um composto extraído do Chá Verde é capaz de melhorar a capacidade intelectual e cognitiva de pessoas com síndrome de Down. Essa é a primeira vez que um tratamento tem resultados positivos para minimizar os efeitos da síndrome. Ela atinge uma pessoa a cada mil no mundo e acontece quando há 3 cromossomos 21 em todas ou em grande......
Chá Preto e seus Benefícios!07/09/16 O chá preto, assim como o chá verde ou qualquer outro dos “chás verdadeiros”, é proveniente das folhas da mesma planta, a Camellia Sinensis, só que, cada um deles sofre um processo de maturação, de......
Chá preto aliada na perda de peso30/07 As discussões sobre os benefícios do chá verde reinam no universo da saúde, mas uma pesquisa recente mostrou que outra bebida pode roubar esse posto. Pesquisadores da Universidade da Califórnia demonstraram pela primeira vez......

Voltar para Notícias