Postado em 09 de Outubro de 2017 às 10h33

Chá Quente durante as refeições?

Chá da Índia É muito comum nas culturas orientais beber chá quente. A sabedoria popular diz que faz bem à saúde, além de eliminar as gorduras adquiridas pelo corpo durante as refeições. Mas...

É muito comum nas culturas orientais beber chá quente. A sabedoria popular diz que faz bem à saúde, além de eliminar as gorduras adquiridas pelo corpo durante as refeições. Mas será que isso é realmente verdade?

Segundo o que o médico Pedro Lôbo disse ao site português Sapo, ingerir bebidas quentes durante as refeições pode causar um choque térmico na cavidade orofaríngea, atrapalhando o processo digestivo. Além disso, não ingerimos apenas alimentos sólidos quando comemos e, uma possível solidificação deles no organismo, não seria um perigo.

Ainda segundo o especialista, "a ingestão de uma bebida, desde que não muito gelada nem demasiado quente, ajuda a uma melhor deglutição dos alimentos, mas não amolecerá as gorduras nem as ajudará a serem expelidas mais rapidamente, até porque as mesmas não são solúveis em água".

Já a nutricionista Juliana Roma acredita que a melhor opção de bebida após ou durante as refeições é mesmo o chá. A nutricionista explica que o ideal é consumir o chá depois de comer, pois ele ajuda a dissolver as gorduras e a diminuir a formação de gases intestinais. Os mais indicados para a digestão são os chás de boldo, hortelã e camomila. “Tomar chá verde antes da refeições é bom, porque ele é termogênico”, garante a nutricionista.

É claro que não adianta tomar chá se você não tem uma alimentação saudável. Mas ele ajuda, sim, no processo digestivo. Além disso, os chás têm propriedades benéficas à saúde, sendo ótimos substitutos, até mesmo, aos sucos naturais durante as refeições.

Tendo tudo isso em vista, refrigerantes, coca-cola, nem pensar! Nem mesmo um café, depois das refeições, é a melhor bebida indicada como costumamos fazer. 

Fonte: Green Me

Veja também

Quem inventou os Chás de Saquinhos?03/08/16 “Às vezes tudo o que a gente precisa é um chá, um cafuné e um abraço apertado.” O autor dessa frase é desconhecido, mas os desejos expressos na citação podem ser os mesmos de muitas pessoas. Isso porque, ninguém resiste aos carinhos e afagos, quanto ao chá este já é a terceira bebida mais consumida em todo o mundo,......
Conheça os Chás que auxiliam na Digestão!02/11/16 Quem nunca tomou um chá depois de exagerar no almoço ou comer aquela feijoada que não caiu bem? Por ser feito basicamente de água e ervas, o chá hidrata e causa uma sensação de bem-estar. "As......
O uso de Chás durante a gestação: Contribuições para enfermagem14/11/17 BISOGNIN, P.; ALVES, C.N.; WILHELM, L. A.; SILVA, S. C. da2; STUMM, K.E.; PINTO, T. A. P.; PUGIN, T.; RESSEL, L. B. RESUMO: O uso de chás é uma prática do cotidiano popular de cuidado à saúde e pouco investigada pela......

Voltar para Notícias