Postado em 09 de Outubro de 2017 às 10h33

Chá Quente durante as refeições?

Chá da Índia É muito comum nas culturas orientais beber chá quente. A sabedoria popular diz que faz bem à saúde, além de eliminar as gorduras adquiridas pelo corpo durante as refeições. Mas...

É muito comum nas culturas orientais beber chá quente. A sabedoria popular diz que faz bem à saúde, além de eliminar as gorduras adquiridas pelo corpo durante as refeições. Mas será que isso é realmente verdade?

Segundo o que o médico Pedro Lôbo disse ao site português Sapo, ingerir bebidas quentes durante as refeições pode causar um choque térmico na cavidade orofaríngea, atrapalhando o processo digestivo. Além disso, não ingerimos apenas alimentos sólidos quando comemos e, uma possível solidificação deles no organismo, não seria um perigo.

Ainda segundo o especialista, "a ingestão de uma bebida, desde que não muito gelada nem demasiado quente, ajuda a uma melhor deglutição dos alimentos, mas não amolecerá as gorduras nem as ajudará a serem expelidas mais rapidamente, até porque as mesmas não são solúveis em água".

Já a nutricionista Juliana Roma acredita que a melhor opção de bebida após ou durante as refeições é mesmo o chá. A nutricionista explica que o ideal é consumir o chá depois de comer, pois ele ajuda a dissolver as gorduras e a diminuir a formação de gases intestinais. Os mais indicados para a digestão são os chás de boldo, hortelã e camomila. “Tomar chá verde antes da refeições é bom, porque ele é termogênico”, garante a nutricionista.

É claro que não adianta tomar chá se você não tem uma alimentação saudável. Mas ele ajuda, sim, no processo digestivo. Além disso, os chás têm propriedades benéficas à saúde, sendo ótimos substitutos, até mesmo, aos sucos naturais durante as refeições.

Tendo tudo isso em vista, refrigerantes, coca-cola, nem pensar! Nem mesmo um café, depois das refeições, é a melhor bebida indicada como costumamos fazer. 

Fonte: Green Me

Veja também

O inverno chegou e pede delícias para o chá da tarde!25/07/17 O chá aquece o corpo e a alma, e é uma excelente companhia para os dias de inverno! Difícil escolher entre as centenas de variedades de sabor do ritual que se originou na China, mas que dominou o mundo. Para acompanhar, bolinhos (como a Madeleine), biscoitinhos, pães, manteiga, geleia o que poderia ser mais perfeito para o inverno que acaba de chegar do que os chás? Coisa......
Chá de Erva Doce!14/06/17 A erva doce (Foeniculum vulgare) já é uma planta muito conhecida, pois é usada para diversos fins há muito tempo há milhares de anos, por egípcios, gregos e romanos. Ela também é conhecida como funcho ou......
Maneiras de Preparar Chá!19/04/17 Tisana: Acrescentar ervas à água fervente, tampar o vasilhame, e permitir a fervura por mais cinco minutos. Em seguida, desligar o fogo e aguardar alguns minutos antes de usar o chá. Infusão: Dispor as ervas no......

Voltar para Notícias