Postado em 07 de Setembro de 2016 às 14h11

Chá Preto e seus Benefícios!

Chá da Índia O chá preto, assim como o chá verde ou qualquer outro dos “chás verdadeiros”, é proveniente das folhas da mesma planta, a Camellia Sinensis, só que, cada um deles sofre um processo de...

O chá preto, assim como o chá verde ou qualquer outro dos “chás verdadeiros”, é proveniente das folhas da mesma planta, a Camellia Sinensis, só que, cada um deles sofre um processo de maturação, de oxidação. E o chá preto é o mais oxidado, possuindo um sabor mais forte e maior quantidade de cafeína do que os outros, menos oxidados.

O chá preto mantém seu sabor e características por muitos anos, mais tempo do que o verde, que as perde em torno de um ano. Por isso, em termos de comércio, ele é um dos artigos mais vendidos, embora o verde tenha conquistado fama no ocidente, por seus benefícios à saúde, o preto ainda é o campeão de vendas, com 90% da venda de chás no ocidente.

Assim como os outros “chás verdadeiros”, possui polifenóis que são antioxidantes, protegendo o organismo da ação dos radicais livres. Ele puro, sem adoçantes ou aditivos, possui quantidades insignificantes de calorias, sódio, gorduras e proteínas. Além disso, ainda beneficia o metabolismo a queimar mais calorias, portanto, ótimo aliado na luta pelo emagrecimento!

Ele também é rico em potássio e magnésio, que fortalecem músculos e nervos e possui também flúor, protetor dos dentes.

A cafeína estimula o cérebro, melhorando as suas funções e afiando a memória, mas, como é estimulante, o chá não deve ser bebido em excesso, já que, assim como qualquer outra bebida rica em cafeína, como o café, pode causar insônia, agitação e também aumentar a eliminação de urina, fazendo com que o organismo perca mais líquido do que é reposto, em alguns casos, o que pode ocasionar desidratação, retenção de líquidos ou a desmineralização do organismo, uma questão de risco para a saúde!

Como o chá preto pode beneficiar nossa saúde?
Estudos mostram que o ele evita a disfunção vasomotora do endotélio em pacientes com problemas na artéria coronária, o que significa que o seu consumo regular reduz as doenças cardiovasculares.

Apesar de o uso de leite junto com o chá ser um costume, especialmente na Europa, essa prática, segundo um estudo alemão de 2006, anula as ações protetoras vasculares da infusão.

Uma xícara desse chá após uma refeição gordurosa, pode garantir a preservação das artérias e vasos sanguíneos, neutralizando os efeitos nocivos causados pelas gorduras. Isto porque, segundo um estudo japonês, quando se ingere gorduras, o nível de lipídios sobe o que estimula a produção de radicais livres e, consequente enrijecimento e constrição dos vasos sanguíneos. Pior ainda para quem já tem problemas cardíacos. Como o chá possui antioxidantes, estes ajudam a combater os radicais livres e manter os vasos flexíveis, mantendo um bom fluxo sanguíneo. Segundo opinião de endocrinologistas, esse benefício se dá porque o organismo recebe maior tempo para metabolizar as gorduras que resultam em mau colesterol (LDL) em gorduras de alta densidade, que são boas gorduras.

O chá preto possui bioflavonoides e cafeína, que facilita a passagem das placas gordurosas pelos vasos porque é vasodilatadora. Essas gorduras vão para o fígado, onde podem ser destruídas, prevenindo que se depositem nas artérias.

Fonte: Remedio Caseiro

Veja também

Benefícios de Chás e Infusões23/10/17 Não é de hoje que a "lista de benefícios" dos chás e infusões integra a dieta alimentar de muitas pessoas, especialmente das que buscam hábitos mais saudáveis para o dia a dia. Com receitas clássicas e renovadas, essas bebidas são lembradas pelas suas vantagens terapêuticas. Entre as duas bebidas, porém, existe uma sutil e......
Como garantir uma Boa Noite de Sono!07/12/16 Insônia é um dos problemas que atinge cerca de 30% da população mundial. Não dormir bem a noite está relacionado a diversos fatores, stress, preocupações, agitação. Algumas pessoas......
Importância de um nutricionista para sua vida27/08 A preocupação dos brasileiros com a qualidade de vida está aumentando cada vez mais. Podemos perceber isso no cotidiano, tanto em restaurantes que oferecem cardápios saudáveis, quanto nas mesas de casa. Mas para ficar......

Voltar para Notícias