Postado em 27 de Julho de 2016 às 10h17

Benefícios do Chá Preto para a Saúde!

Chá da Índia O chá preto é uma bebida feita a partir da Camellia Sinesis, que é a mesma planta que utilizamos para fazer outros chás, como o branco, amarelo, vermelho e o verde. Atualmente é uma bebida muito...

O chá preto é uma bebida feita a partir da Camellia Sinesis, que é a mesma planta que utilizamos para fazer outros chás, como o branco, amarelo, vermelho e o verde. Atualmente é uma bebida muito consumida porque possui propriedades que podem auxiliar no emagrecimento e no bem do corpo como um todo, porém esses efeitos são melhores quando a pessoa segue uma dieta dedicada a esse fim. Principalmente porque ele tem mais quantidade de cafeína do que os outros tipos de chá, fazendo com que a queima de gordura no corpo seja ainda mais eficaz, além de contribuir para o bom funcionamento das atividades cerebrais.

O chá preto possui ainda outros nutrientes como os flavonoides, o L-teatina, polifenóis, magnésio, potássio, sódio e carboidrato. É uma bebida com baixíssima quantidade de calorias, onde a cada 100 gramas de chá preto, apenas 1 grama é caloria.

1. Melhora o Humor: o chá preto contém substâncias como L-teatina, um aminoácido que age diretamente no cérebro, produzindo serotonina e dopamina, os dois grandes responsáveis pela nossa sensação de prazer e tranquilidade. É uma bebida excelente para combater o radicais livres que causam problemas relacionados ao estresse, depressão e ansiedade.

2. Mantém o Organismo Hidratado: a quantidade de sódio e de potássio presentes no chá preto são importantes para que o corpo consiga regular bem o nível de água que deve ser retido, mantendo-o hidratado e pronto para realizar suas atividades normais.

3. Ajuda a Emagrecer: a cafeína presente no chá preto é responsável por fazer com que o organismo humano trabalhe mais rapidamente e, consequentemente, faça com que o corpo queime gorduras num período mais curto de tempo. Além disso o chá preto conta com a presença de polifenóis em sua composição, moléculas que fazem o corpo se sentir saciado por mais tempo. Essas duas substâncias são muito poderosas contra o acúmulo de gordura no corpo porém, vale ressaltar, que para ter seus efeitos é necessário realizar uma dieta equilibrada e praticar exercícios fisicos regularmente.

4. Mantém o Cérebro Saudável: a oxidação excessiva é uma das grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce das células neurotransmissoras, causando doenças graves como Parkinson e Alzheimer. O chá preto atua, através da presença dos polifenóis entre seus nutrientes, como um excelente antioxidante, combatendo os radicais livres causadores da oxidação cerebral.

5. Ajuda a Proteger o Coração: os polifenóis presentes no chá preto, além de ajudarem a emagrecer e a combater os radicais livres, também agem para proteger as artérias do colesterol LDL, considerado ruim para o corpo pois pode causar problemas cardíacos graves, como a arteriosclerose. E esses polifenóis agem em conjunto com a cafeína ao fazer com que as veias e as artérias se dilatem, melhorando ainda mais a saúde do coração.

6. Reduz o Envelhecimento Precoce: as propriedades antioxidantes do chá pretoprotegem as células da ação de radicais livres, átomos que causam a oxidação das células, causando diversos efeitos como o envelhecimento precoce da pele, do cérebro e de muitos outros órgãos.

7. Podem auxiliar no Combate ao Câncer: os mesmos radicais livres citados anteriormente podem ter funções mais devastadoras me nosso corpo. Uma delas é quando eles atacam determinadas enzimas e fazem com que elas produzam células cancerígenas que, posteriormente, podem vir a desenvolver um tumor cancerígeno. Os polifenóis do chá preto trabalham para que essa células mantenham-se imunes à ação desses radicais livres.

8. Melhora a Saúde do Cabelo e da Pele: o chá preto também faz com que a oxidação responsável por danos causados aos fios de cabelo e à pele sejam reduzidos, tornando-os mais fortes e hidratados. É uma bebida muito boa para aliviar problemas da pele como a acne e a psoríase.

9. Ajuda a Combater as Câimbras: o potássio é um nutriente muito indicado no combate às câimbras e aos seus efeitos. E o chá preto é uma fonte muito rica em potássio, onde a cada 100 gramas da bebida encontramos cerca de 37 miligramas desse mineral. Chega a ser 10% da quantidade de potássio encontrada na banana, mas ainda sim é muito benéfico para proteger a musculatura das câimbras.

10. Dá Mais Disposição e Energia: a cafeína presente no chá preto age como um ótimo produtor de energia e disposição. Isso se dá pela suas capacidade de acelerar o metabolismo, fazendo com que o corpo tenha necessidade de estar em movimento constante.

Fonte: Suas Dicas de Saúde 
 

Veja também

Os perigos das bebidas açúcaradas15/10/18 Bebidas açucaradas estão ligadas a mortes prematuras por doenças do coração, descobriram cientistas. Os pesquisadores que realizaram o estudo, apresentaram em um encontro de prevenção epidemiológica da Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês), na cidade de Nova Orleans, nos EUA. Os pesquisadores......
Chá pode mudar tratamento de Down!09/11/16 Um novo estudo espanhol demostrou que um composto extraído do Chá Verde é capaz de melhorar a capacidade intelectual e cognitiva de pessoas com síndrome de Down. Essa é a primeira vez que um tratamento tem resultados......
Saiba mais sobre as funcionalidades dos chás emagrecedores!14/02/18 Alguns tipos de chá, se aliados a uma dieta saudável e à realização de exercícios físicos regulares, são capazes de auxiliar no processo de emagrecimento. Claro que não oferecem esses......

Voltar para Notícias