Postado em 09 de Abril de 2018 às 09h29

Benefícios do Chá de Melissa

A melissa é uma planta medicinal,o seu sabor é agradável e levemente doce. Se consumir esta erva com regularidade a melissa causa várias vantagens.

O seu nome científico é Melissa offcinalis, também conhecida como erva-cidreira, melissa-romana, melissa-verdadeira, salva-do-Brasil, salva-brasileira, bálsamo-de-abelha, bálsamo-doce, bálsamo-de-limão, dentre outros nomes mundiais. Pertence a família Lamiaceae.

A planta é bastante usada para tratar problemas digestivos e como relaxante natural, para garantir uma boa noite de sono. A erva pode ser encontrada à venda em lojas de produtos naturais, mercados, farmácias de manipulação e algumas feiras livre.

Um estudo duplo cego com cerca de vinte pacientes com insônia comparou os benefícios de 0,125 miligramas do sedativo Triazolam (Halcion) contra placebo e uma combinação de valeriana (Valeriana officinalis) e erva cidreira (Melissa officinalis). A combinação de plantas foi considerada tão eficiente quanto a droga.

O nome de gênero Melissa é derivado do grego e significa “mel de abelha”, vez que é a flor favorita das abelhas. Esta erva era sagrada no templo de Diana. O óleo essencial da erva cidreira contém coloração amarelo-pálida, com um leve aroma de limão fresco.

O chá de melissa, além de acalmar e induzir a pessoa ao sono, é recomendado para o tratamento da ansiedade, depressão, epilepsia, perturbações nervosas, insônia, histeria, enxaqueca, hipocondria, vertigem e outros distúrbios. A melissa contém um efeito tônico sobre o coração e o sistema circulatório, provocando uma leve vasodilatação dos vasos periféricos, ajudando a amenizar a pressão sanguínea.

O chá de melissa não é recomendada para grávidas, lactantes e crianças com menos de 12 anos. Pessoas com hipotensão e hipotireoidismo também devem evitar o consumo desta planta. Quem usada medicamentos sedativos, como os calmantes, também deve evitar a erva cidreira. Altas quantidades de erva cidreira podem levar a uma frequência cardíaca mais lenta e a hipotensão, pressão arterial baixa.

Fonte: RemédioDaTerra

Veja também

Estou com dor de cabeça: quais chás são indicados para aliviar o sintoma?24/09/18 Bastante comuns, dores de cabeça podem ter diversas origens, como estresse excessivo, problemas digestivos, hormonais ou até mesmo um simples sinal de desidratação do organismo. E se você não quer apostar em medicamentos para tratar o problema, saiba que pode apostar em soluções naturais, como ingestão de chás, para aliviar os......
Diferentes usos alternativos para o chá07/08/17 Para o chá, existem diversos usos alternativos que a gente nem imagina. Se você tem por costume tomar chá de saquinho com certeza vai se interessar. Os mesmos usos são possíveis para aqueles que preferem o chá solto, a......
Motivo para você beber Chá!03/05/17 O chá é a é a segunda bebida mais consumida do mundo, atrás apenas da água. Ele agrada muitos paladares. Estima-se que sejam consumidas 3 bilhões de xícaras do produto por dia. Abaixo alguns motivos para......

Voltar para Notícias