Postado em 09 de Abril de 2018 às 09h29

Benefícios do Chá de Melissa

A melissa é uma planta medicinal,o seu sabor é agradável e levemente doce. Se consumir esta erva com regularidade a melissa causa várias vantagens.

O seu nome científico é Melissa offcinalis, também conhecida como erva-cidreira, melissa-romana, melissa-verdadeira, salva-do-Brasil, salva-brasileira, bálsamo-de-abelha, bálsamo-doce, bálsamo-de-limão, dentre outros nomes mundiais. Pertence a família Lamiaceae.

A planta é bastante usada para tratar problemas digestivos e como relaxante natural, para garantir uma boa noite de sono. A erva pode ser encontrada à venda em lojas de produtos naturais, mercados, farmácias de manipulação e algumas feiras livre.

Um estudo duplo cego com cerca de vinte pacientes com insônia comparou os benefícios de 0,125 miligramas do sedativo Triazolam (Halcion) contra placebo e uma combinação de valeriana (Valeriana officinalis) e erva cidreira (Melissa officinalis). A combinação de plantas foi considerada tão eficiente quanto a droga.

O nome de gênero Melissa é derivado do grego e significa “mel de abelha”, vez que é a flor favorita das abelhas. Esta erva era sagrada no templo de Diana. O óleo essencial da erva cidreira contém coloração amarelo-pálida, com um leve aroma de limão fresco.

O chá de melissa, além de acalmar e induzir a pessoa ao sono, é recomendado para o tratamento da ansiedade, depressão, epilepsia, perturbações nervosas, insônia, histeria, enxaqueca, hipocondria, vertigem e outros distúrbios. A melissa contém um efeito tônico sobre o coração e o sistema circulatório, provocando uma leve vasodilatação dos vasos periféricos, ajudando a amenizar a pressão sanguínea.

O chá de melissa não é recomendada para grávidas, lactantes e crianças com menos de 12 anos. Pessoas com hipotensão e hipotireoidismo também devem evitar o consumo desta planta. Quem usada medicamentos sedativos, como os calmantes, também deve evitar a erva cidreira. Altas quantidades de erva cidreira podem levar a uma frequência cardíaca mais lenta e a hipotensão, pressão arterial baixa.

Fonte: RemédioDaTerra

Veja também

Conheça seleção de chás especiais para tomar no outono26/03/18 Outono é conhecido pelos ventos gelados durante a noite e basta só isso ocorrer que logo sentimos a falta de um chá para aquecer o corpo e também a alma. Para isso, existem algumas receitas que, além de conseguir esse feito, também são capazes de provocar um ótimo sabor em quem experimenta. 1. Maçã com canela Essa bebida além de......
Chá Quente durante as refeições?09/10/17 É muito comum nas culturas orientais beber chá quente. A sabedoria popular diz que faz bem à saúde, além de eliminar as gorduras adquiridas pelo corpo durante as refeições. Mas será que isso é......
10 Motivos para Beber mais Chá!12/10/16 O chá é uma das bebidas mais benéficas em todo o mundo. Algumas pessoas bebem porque gostam do seu paladar, outras porque lhes parece um costume elegante e refinado. Existem imensas razões para se preferir o chá.......

Voltar para Notícias