Postado em 11 de Setembro às 11h36

8 boas razões para tomar chá regularmente!

Chá da Índia Previne alergias, fortalece os ossos, acalma... e tantas outras coisas boas que o chá e as infusões fazem por nós. Saiba escolher a planta certa para cada doença. Adorado por uns, ignorado por outros....

Previne alergias, fortalece os ossos, acalma... e tantas outras coisas boas que o chá e as infusões fazem por nós. Saiba escolher a planta certa para cada doença.

Adorado por uns, ignorado por outros. A verdade é que todos nós deveríamos beber pelo menos uma chávena de chá ou infusão por dia. Esta bebida traz inúmeros benefícios para a saúde e põe o corpo, literalmente, a funcionar. E até há quem diga que é melhor do que a água, pois tem antioxidantes.

1 – OSSOS SAUDÁVEIS
O chá verde pode ter efeitos benéficos para os ossos. Estudos indicam que, nos mais idosos, o consumo de chá pode evitar fraturas ósseas em casos de osteoporose.

2 – MAU HÁLITO
O chá preto ajuda a combater as doenças dentárias e o mau hálito, pois tem componentes químicos, os polifenóis (antioxidantes) que atrasam a formação de bactérias. Também reduzem os níveis de produção de ácido, ajudando a prevenir a doença periodontal.
O Chá Branco também ajuda a manter os dentes saudáveis, pois é rico em flúor, e a reduzir a placa bacterina e os riscos de cárie dentária.

3 – EMAGRECE E FACILITA A DIGESTÃO
Alguns chás têm o poder de aumentar a queima de calorias, regulando assim a redução de gorduras. Isto acontece porque os flavonoides presentes na bebida têm a capacidade de acelerar o metabolismo e evitar que o organismo crie depósitos de gordura. Um bom exemplo de chá com estas propriedades é o chá verde, que também é conhecido pelos seus benefícios detox. Por sua vez, o chá de hortelã vai promover a melhoria no processo de digestão, aliviando assim problemas relacionados ao estômago e ao intestino.

4 - AFASTA A INSÓNIA
Se sofre de insónias, vai gostar de saber que uma infusão de raiz valeriana pode ajudá-lo a dormir melhor. Um estudo alemão apontou que é possível substituir medicamentos para a ansiedade pelo chá de valeriana e obter grandes resultados.

5 - ALIVIA OS SINTOMAS DAS ALERGIAS
Pode reduzir as alergias ainda antes de as ter se beber uma infusão de folha de urtiga. Um estudo preliminar feito com 69 pessoas concluiu esses benefícios.

6 - RELAXA
O chá também contém cafeína, porém, em menor concentração, o que faz com que seja menos estimulante. Se procura pelos efeitos sedativos e calmantes da bebida, aposte no chá de camomila, por exemplo. A erva reduz o stress e a ansiedade, e tem ação diurética, anti-alérgica, analgésica, anti-inflamatória, antidiarreica e anti-espasmódica.

7 – É AMIGO DA BELEZA
Algumas receitas ajudam a reduzir o inchaço, decompor a gordura e inibir o apetite. Experimente beber chá verde com amora, que aumenta o metabolismo e facilita a diminuição da gordura abdominal. também há receitas com chá para máscaras de beleza caseiras.

8 - ALIVIA O CANSAÇO E AS DORES DE CABEÇA
Para aliviar os sintomas de gripe e alergias, as dores de cabeça e a falta de disposição, experimente um chá de alecrim com limão. Esta bebida, além de ir fortalecer o sistema imunológico, é um poderoso anti-inflamatório, característica que ajuda a dizer adeus às dores de cabeça.

Fonte: Flash gourmet

Veja também

Diferentes usos alternativos para o chá07/08 Para o chá, existem diversos usos alternativos que a gente nem imagina. Se você tem por costume tomar chá de saquinho com certeza vai se interessar. Os mesmos usos são possíveis para aqueles que preferem o chá solto, a granel mas, nesse caso se perde um pouco da praticidade, certo? Em saquinho já está empacotado, é fácil de secar, no varal,......
Benefícios do Chá de Camomila!31/05 Ajudar na má digestão, acalmar e reduzir a ansiedade são alguns dos benefícios do chá de camomila, que pode ser preparado usando as flores secas da planta ou os sachês que se compra no supermercado. O chá de......
Por quanto tempo pode-se tomar Chá?24/08/16 Cada vez mais, as pessoas estão se tornando adeptas à uma vida sudável e isso inclui a preferência por ervas ao invés de remédios vendidos em farmácias. Por esta razão, o chá já......

Voltar para Notícias